segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Se orienta: mangás e animes



Oláaa, tudo bom?
Tenho uma revista aqui, suuuper antiga, serio acho que ela deve ter uns 5 ou 6 anos, ou até mais. E estava fuçando meu gurada-roupa esses dias e achei uma matéria exclusiva sobre mangás e animes nessa revista, e resolvi compartilhar aqui com vocês, eu sei que o post ta gigante, mas pra quem gosta, vale muito a pena ler até o final...

Mangás 

Tumblr_lrtiz047qo1qlltrzo1_500_large

O primeiro mangá a gente nunca esquece,no começo, dá um certo trabalhinho fazer o cérebro se acostumar a ler uma revista de trás pra frente e da direita para a esquerda (porque assim é a escrita japonesa), numa ordem completamente diferente da qual estamos habituados. Mas não demora muito para se familiarizar com o formato oriental e entrar de vez nas aventuras dos personagens. Mangá em japonês quer dizer História em Quadrinhos, literalmente. Porém, com o passar do tempo, o nome virou sinônimo do estilo japonês de desenhar. Mas se você já viu um mangá, deve ter se perguntado: se os personagens são japoneses, por que eles têm aqueles olhos enormes? Afinal, os orientais não possuem charmosos olhos puxadinhos?
"O olho maior ajuda a expressar melhor os sentimentos. Com poucas mudanças de traço, você consegue dar inúmeras expressões ao personagem". E mais: às vezes, alguns quadrinhos dentro da história não têm texto, daí a importância de caprichar no desenho.
O "pai" do mangá moderno é Osamu Tezuka (autor de A princesa e o Cavaleiro e Speed Racer, entre muitos outros títulos). Foi ele,aliás quem empregou os estilos marcantes, como olhos grandes.Lá no Japão, na época do pós-guerra, o mangá era uma das formas mais populares de entretenimento, já que a situação estava bem difícil para se curtir umas sessão de cinema, por exemplo. Além do mais, como não havia maneira de colorir os desenhos ele já chegou em preto e branco,característica que mantém até hoje.As revistinhas ainda ganharam um incentivo entra do governo japonês, de educar. Não é a toa que há uma variedade enorme de temas. Aqui no Brasil, os de lutas têm grande espaço,assim como as histórias românticas e as comédias adolescentes. Mas é possível agradar todos os gostos com temas como esportes,terror,suspense,adultos,dramas...No Japão,tem até mangá de culinária!

Curiosidades:

  • os americanos até já tentaram inverter a ordem do mangá na intenção de facilitar a leitura para os ocidentais. Mas não deu certo! a "tradução" dos mangás japoneses acabavam sem sentido, porque os personagens já são colocados numa ordem pensada para a leitura de trás pra frente. Ou seja: o jeito foi se acostumar com a forma diferente de ver uma história.
  • Mesmo que você só saiba rabiscar bonequinhos estilo "palitinho" ou "porta de banheiro",pode aprender a desenhar personagens japoneses.Mas é necessário muita paciência,observação e determinação para aprimorar a técnica.
para criar uma historia de mangá você precisa fazer uma boa pesquisa antes."Se for desenhar uma historia medieval por exemplo, tem que estudar um pouco sobre como eram as armaduras e a historia naquela época".

Se liga: os mangás são numerados. Portanto, é mais interessante você procura-los desde o numero 1. Algumas sugestões: Naruto, Death Note, Bleach, Sakura Cardcaptors e Love Hina.

Animes





Se você já ouviu falar em Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodiaco, Pokemon, Sailor Moon, Yu-Gi-Oh, com certeza já sabe oque é um anime. Com formato bem diferente dos desenhos ocidentais,os animes tem legiões de fãs,que não conseguem desgrudar os olhos da tela.
O anime "desenho animado" em japonês,apareceu depois do mangá. E, ao contrario dos quadrinhos,que são originalmente japoneses, eles sofreram uma boa influencia americana. Foi só depois da guerra que o Japão teve mais contato com desenhos animados dos Estados Unidos e, na década de 50,artistas nipônicos passaram a investir nessa área do entretenimento. Valeu a pena!
A diferença entre os animes e os desenhos ocidentais. " A intensidade dos movimentos é maior".
O movimento em uma animação da Disney, por exemplo, precisa de muito mais desenhos do que em um anime. Ou seja, é bem mais rápido! Além disso, há vários recursos bastante caracteristicos do anime,como o jogo de câmera,tem bastante zoom por exemplo.Quanto tempo,demora pra fazer um episódio? "no Japão,uns três meses", mas por aqui,pode levar o dobro de tempo já que ainda não há tanta estrutura quanto no país do sol nascente.

Curiosidade:

Nos anos 80 e 90, muita gente assistia a desenhos sem saber que se tratavam de produções japonesas."O pequeno Príncipe",historia original do francês Antoine de Saint-Exupéry,por exemplo, era um anime.


6 comentários:

  1. Cara, que post sensacional... Estou sem palavras, excelente.

    ResponderExcluir
  2. Gabriela essa sua postagem é Ótima.
    Gosto muito de Mangas e Animes eu sou fissurado.
    Sou muito fã da Sakura ela é uma menina muito meiga e sem pudores e romântica. Você tirou curiosidades que eu nem sabia e algum sabia rs. Sua postagem é ótima..

    rodrigobandasoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aawn obg *-*
      tbm gosto bastante dela ><
      fico feliz em saber disso..
      obg

      Excluir
  3. eu gosto de mangás e animes, mas ainda não tenho tanto conhecimento pq estou começando agora. Já assisti Death Note e estou querendo assistir Another =)
    bjs

    http://dna-diferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredita que death note foi o primeiro anime que eu assisti?
      ainda nao vi another tbm, mas tenho aqui...logo logo eu assisto ><

      Excluir