domingo, 4 de novembro de 2012

Ice Coffe + Starbucks

Olá pessoal, tudo bem?
O ice coffe tem sido uma das minhas bebidas favoritas. Até porque,nunca fui fã de bebidas quentes. Separei 4 diferentes receitas de cafés gelados, pra compratilhar aqui com vocês. E já que estamos Falando de café, vou contar um poucos sobre suas origens, e falar um pouco sobre a tão famosa Starbucks.


Curiosidades sobre o café:
 Foi consumido pela primeira vez por volta do século IX na Etiópia, existem 65 países no mundo que cultivam o café.No Japão dia 1 de Outubro se comemora o dia oficial do café.Cientistas descobriram mais de 800 compostos aromáticos no café.
O café é o segundo elemento mais comercializado no mundo, depois do petróleo.O Brasil produz 40% do café consumido no mundo.O inglês George Washington  inventou o café instantâneo (1906).
 O café é usado como bebida há mais de 700 anos.
Beber uma única xícara de café que tenha estado em infusão durante cerca de 20 minutos dá ao corpo 300 fitoquímicos que funcionam como antioxidantes, permanecendo no corpo durante cerca de 1 mês.
Antigamente na Turquia, o noivo e a noiva tinham de prometer um ao outro nunca deixar de providenciar café nas suas vidas.
Uma árvore de café vive entre 60 e 70 anos.
No mundo, mais de 1400 milhões de xícaras de café são bebidas diariamente.


 História da Starbucks:
A nossa queridinha e tão famosa Starbucks, tem seu nome inspirado no personagem do livro Moby Dick. A multinacional foi fundada por Jerry Baldwin, Zev Siegel, e Gordon Bowker em 1971, e seu logotipo representa uma sereia de duas caldas do século XVI.A primeira loja foi criada em Seattle,na Pike Place Market no inicio eles só vendiam grãos e equipamentos.Mas em 1982,Howard Schultz entrou na empresa e sugeriu que vendessem café e expressos além de grãos. Os donos rejeitaram a idéia, acreditando que isso mudaria drasticamente o foco da empresa, pois para eles café é algo que deveria ser feito em casa.Em 1984 os donos oficiais da loja a venderam para um cara chamado Giornale de Schultze, a partir dai começaram a vender café e expressos, e rapidamente a loja entrou em expansão,e abriu novas lojas fora de Seatlhe.
A primeira loja aqui no Brasil foi criada em 2006.



Receitas:
Mocha
Ingredientes:
3 colheres de sopa de chocolate em pó (chocolate do padre)
1/2 colher de chá de canela em pó
2 e 1/2 xícaras de leite
3 colheres de sopa de açúcar (à gosto)
4 e 1/2 xícaras de café e forte 
Cubos de gelo

Preparo:
Misture o chocolate em pó e a canela. No máximo 5 minutos antes de servir coloque o leite com o açúcar para ferver até começar a fazer pequenas bolinhas nas laterais e retire para bater no liquidificador com a mistura do cacau com a canela até fazer espuma.E coloque os cubos de gelo.

 Ice Latte
Ingredientes:
250 ml de leite gelado
1 xícara de café expresso
essências aromatizadas a gosto
cubos de gelo

Preparo:
Encha um copo com gelo e despeje o leite. Antes de servir,acrescente o café e não mexa,assim o desenho da bebida fica mais atraente.

Affogato
 Ingredientes:
Sorvete de creme
30 g de Café solúvel extra forte

Preparo:




Pegue parte do sorvete, e bata no liquidificador junto com o café solúvel. Apos bater, acrescente 3 bolas de sorvete de creme numa tigela e despeje a mistura por cima.

Mud Frappé
Ingredientes:
4 bolas de sorvete de creme
2 xícaras de café expresso ristretto (curto)* quente
2 colheres (chá) de creme de avelã (nutella)
*ristretto (curto): a mesma quantidade de pó e menos agua, consequentemente um sabor mais puro e forte.

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até a mistura for homogênea. Para decorar, misture na mesma proporção creme de leite sem soro e creme de avelã. Coloque em uma bisnaga e esprema no fundo da taça,colocando a bebida por cima.

por: Gabriela Campanille 


Um comentário: